Seguro Desemprego WEB – Veja como funciona!

Categoria(s): Seguro Desemprego
28/12/19 14:29 - Atualizado em 15 de janeiro de 2020

Seguro Desemprego WEB é mais um dos serviços públicos que o trabalhador pode solicitar virtualmente.

Trata-se do mesmo seguro desemprego que a população já conhece: quantia paga temporariamente à pessoa que saiu do emprego, desde que o motivo não seja justa causa.

Entretanto, o requerimento agora não precisa ser em um posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e nem nas unidades da SRTE.

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O Seguro Desemprego WEB tem a missão de ajudar o trabalhador a pedir seu benefício com mais comodidade e tudo será explicado a seguir.

O que é o Seguro Desemprego WEB?

O Seguro Desemprego WEB consiste em um programa do Ministério do Trabalho e Emprego com o qual o trabalhador pode pedir seu benefício virtualmente.

Quem o solicita por essa plataforma continua sujeito a todas as regras conhecidas, como ter trabalhado por quantidade mínima de meses.

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Além de ser uma forma mais cômoda de o trabalhador pedir seu benefício, acaba até por ajuda-lo a economizar: muitas vezes, era preciso gastar com transporte para chegar a um posto do SINE ou da SRTE para pedir o seguro desemprego. Com o sistema WEB, isso é desnecessário.

Portal do Trabalhador - Seguro Desemprego Web

DICA: Acesse o Portal Meu INSS e aproveite os benefícios.

Como funciona?

A intenção do Ministério do Trabalho e Emprego é facilitar a solicitação de seguro desemprego: assim, ele passa a oferecer m seu site o mesmo formulário de solicitação que se encontra no SINE e na SRTE.

Para o pedido do Seguro Desemprego, porém, o trabalhador precisará ter com ele a documentação expedida pelo empregador.

Além disso, será solicitado o número da carteira de trabalho, do CPF, do PIS/PASEP e outras informações.

Se o trabalhador saiu da empresa e não pegou o requerimento de seguro desemprego, será necessário falar com o empregador o mais rápido possível: sem ele, não se pode pedir o benefício nem pelo site e nem pessoalmente.

Solicitando o Seguro Desemprego WEB

O trabalhador deve usar o Sistema de Atendimento Agendado ou SAA para solicitar o Seguro Desemprego WEB. As etapas são:

  1. Acessar o SAA
  2. Selecionar o local onde o trabalhador reside
  3. Informar o código de segurança que o SAA exibe
  4. Selecionar a opção “Entrada no seguro desemprego”
  5. Clicar no ícone de calendário na aba “Ações”
  6. Escolher uma data e um horário e confirmar

Se houver necessidade, o trabalhador pode cancelar seu Seguro Desemprego WEB, marcando outro atendimento.

Contudo, não é recomendado faltar ao agendamento feito no SAA sem realizar o cancelamento.

Agendamento do benefício pela internet

Antes de o Seguro Desemprego WEB ser criado, o trabalhador tinha de comparecer ao SINE ou SRTE uma vez para fazer o agendamento e, depois, retornar no dia de efetivamente dar entrada no seguro desemprego.

Muitas vezes, esse gasto com o transporte fazia diferença para esses trabalhadores e retardava o recebimento do benefício: o MTE só começa os pagamentos depois de um mês do pedido.

Com o agendamento pela Internet ensinado acima, as pessoas agilizam o processo do seguro desemprego, dispondo também dos canais oficiais do governo federal a fim de sanar dúvidas sobre ele.

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