O Bacen Registrato é um sistema que registra informações financeiras de cidadãos, brasileiros ou estrangeiros que possuam CPF.

É um sistema de acesso gratuito e atualmente, pode também ser adquirido de forma remota.

Antigamente, as consultas de saldo só eram oferecidas de modo presencial no Banco Central, em Brasília, ou através dos Correios, após envio de documentos autenticados.

Continue a leitura deste artigo e saiba quando pode sacar o seu valor do Bacen Registrato.

Bacen Registrato: Confira os saques

Milhões de brasileiros que possuem saldos esquecidos nos bancos poderão pedir devolução através da ferramenta Bacen Registrato, serão devolvidos mais de 4 bilhões a 28 bilhões de cidadãos.

Para conferir os seus saques, só será necessário o CPF e data de nascimento, para pessoas físicas ou CNPJ e data de criação da empresa para pessoas jurídicas.

Nas próximas linhas separamos o passo a passo para consultar e conferir os seus saques do Bacen:

  1. Se não tiver cadastro no app Gov.br, faça o cadastro gratuitamente através do site ou aplicativo do Governo. Será necessário um cadastro nível prata ou ouro para realizar as consultas e solicitar a devolução na data pré-definida ou na repescagem
  2. Volte para o site na data definida e utilize o seu login Gov.br para entrar na plataforma, consultar, verificar o seu saldo e solicitar a devolução de valores
  3. Se perder a data de resgate, há a repescagem no site valoresareceber.bcb.gov.br das 4h às 00h, seguindo o calendário
  4. Se caso você perder também a repescagem, será possível conferir seus valores a partir do dia 28/03/2022 e utilize o seu login para entrar no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicite a devolução do seu valor.

Preste atenção ao conferir e solicitar o seu saldo, para não cair em golpes:

  • Único site possível e oficial para consultar e solicitar a devolução é o valoresareceber.bcb.gov.br
  • O Bacen não irá enviar links para você, nem entrará em contato para conversar sobre os saldos pendentes ou para confirmar seus dados pessoais e bancários
  • Não há autorização para ninguém entrar em contato com você se comunicando como representante do Banco Central ou do Sistema de Valores a Receber
  • Nunca entre em links enviados via e-mail, SMS, WhatsApp, Telegram ou qualquer outra rede social
  • Não realize qualquer tipo de pagamento para conseguir consultar o seu saldo pendente.

bacen registrato

Datas de pagamento

Após consultar o seu valor a receber, será disponibilizado o acesso a datas e período em que pode realizar a devolução do saldo.

O Bacen fornece as datas de acordo com a ordem de ano de nascimento da pessoa para pessoa física ou da criação da empresa para pessoas jurídicas.

A seguir, confira as datas seguidas pelo Registrato:

  • Pessoas nascidas ou empresas criadas até o ano de 1968: o período de agendamento (consulta de saldo e recebimento) será entre 07 a 11/03. A data de repescagem será 12/03
  • Pessoas nascidas ou empresas criadas entre os anos de 1968 a 1983: o período de agendamento (consulta de saldo e recebimento) será entre 14 a 18/03. A data de repescagem será 19/03
  • Pessoas nascidas ou empresas criadas após o ano de 1983: o período de agendamento (consulta de saldo e recebimento) será entre 21 a 25/03. A data de repescagem será 26/03.

Ao realizar sua consulta de valor a receber, confira o horário de acesso, se foi entre às 4h e 14h ou das 14h às 00h.

Caso perca a data, não há impedimento, consulte novamente o sistema Registrato e receba a mensagem com a data agendada.

Sempre retorne ao site valoresareceber.bcb.gov.br no prazo informado, se não comparecer nas datas ou período informados, será possível retornar ao site no dia da repescagem.

Para quem perdeu o prazo da repescagem, poderá solicitar a devolução do saldo a partir de 28 de março de 2022.

Essas são as informações sobre os saques do Bacen Registrato!

Siga nosso blog e confira mais conteúdos publicados!