Solicitar o seguro desemprego pela internet é uma facilidade aos trabalhadores que se torna realidade!
Agora, em vez de agendar ajuda em um posto do Ministério do Trabalho, o trabalhador demitido deve solicitar o benefício pela internet.
Assim sendo, isso significa menos burocracia e mais facilidade para encaminhar os pedidos.
O Ministério do Trabalho estima que há 600 mil requerimentos mensais de seguro desemprego. Depois das mudanças implementadas e previstas, a expectativa é que o número de pedidos aumente. Logo, é preciso facilitar o processo.
Deseja apreender melhor quais foram as mudanças e como solicitar o seguro desemprego pela internet? Entenda tudo agora.
Movimentação para a Economia – Antecipação do Seguro Desemprego 2020
Trata-se de uma medida para suportar os efeitos do Coronavírus para a economia brasileira a antecipação do seguro desemprego.
Assim, os trabalhadores terão direito ao pagamento de 25% do benefício imediato. Contudo, medida válida para os trabalhadores que tiverem suspensão de contrato ou redução de jornada de trabalho.
A Medida Provisoria nº 927, editada no dia 22/03 permite a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses.
Todavia, segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho: “A suspensão do contrato obviamente será em acordo entre empregados e empregadores. Terá, sim, parcela paga pelo empregador para manutenção da subsistência e da vida do empregado”.
Como solicitar seguro desemprego pela internet ? Passo a passo
O objetivo de disponibilizar o pedido do seguro desemprego pela internet é facilitar a vida do trabalhador.
Então, o processo se torna mais simples:
- Acesse o site Emprega Brasil;
- Faça um cadastro com suas informações pessoais (nome completo, CPF, data de nascimento etc.);
- Responda a um questionário sobre as empresas em que você trabalhou, cuja finalidade é atestar a sua identidade (caso você não acerte pelo menos 4 das 5 questões, é preciso aguardar 24h para tentar novamente);
- Ao finalizar o cadastro, clique em “Solicitar Seguro Desemprego”, entre os serviços do Emprega Brasil;
- Preencha o formulário de solicitação, em que é preciso informar suas experiências, formação acadêmica e pretensões profissionais;
- Durante o processo de preenchimento do formulário, o sistema exibe vagas de emprego disponíveis no Sine e cursos de qualificação, a fim de auxiliar o trabalhador na sua recolocação;
- Ao final do formulário, clique em “Concluir” para confirmar a solicitação do benefício.
A partir do envio do formulário, sua solicitação ficará aguardando confirmação. Então, é necessário marcar um horário no posto de atendimento do Sine a fim de apresentar a documentação.
Só assim você terá a confirmação da solicitação do seguro.
O prazo de 30 dias para receber o benefício começa a contar na data de envio do formulário pela internet.
Caso o atendimento presencial exceda 30 dias, a primeira parcela será paga na semana seguinte ao atendimento.
Portanto, embora ainda haja uma etapa presencial, solicitar seguro desemprego pela internet tornou esse processo mais simples e ágil ao trabalhador.
Quem possui direito de pedir o seguro desemprego?
Embora a forma de solicitar o seguro desemprego tenha mudado, as regras sobre quem possui direito ao benefício não serão alteradas.
Solicitar seguro desemprego é um direito do trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa.
O benefício faz secção da seguridade social e é reservado pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal. Sua objetivo é prover assistência financeira temporária aos trabalhadores dispensados involuntariamente.
O montante do seguro desemprego deve variar entre o pagamento mínimo (R$ 998) e o teto de R$ 1735,29 (valores de 2019). Esse valor varia conforme a média salarial dos últimos três meses precedentes à dispensa.
O número de parcelas (entre 3 e 5) também varia e depende do tempo de vínculo empregatício e se é a primeira, segunda ou terceira vez que o trabalhador pede o garantido.
Veja também:
- Vazamento de dados no Serasa! Entenda o que aconteceu!
- 2 parcelas de Seguro Desemprego Extra serão liberadas para moradores do Rio Grande do Sul
- Antecipação do abono salarial para famílias no Rio Grande do Sul!
- Governo libera Bolsa Família antecipado para vítimas da enchente no Rio Grande do Sul
- FGTS calamidade liberado para moradores no Rio Grande do Sul!
Novas regras do seguro desemprego
Desde dezembro de 2018, o trabalhador não precisa mais solicitar seguro desemprego pessoalmente. Uma novidade forma disponibilizada pelo Ministério do Trabalho permite que o pedido seja feito online.
Até então, o trabalhador precisava agendar o atendimento, comparecer ao posto do Sine, preencher o formulário de solicitação do seguro desemprego e entregar a documentação.
Agora, logo que receber a documentação para encaminhar o seguro desemprego, este já deve fazer o pedido pela internet. Nesse instante, então, este preenche o formulário que antes era preenchido no Sine.
Conquanto, ele precisa comparecer ao posto a fim de entregar a documentação. Porém esse auxílio tende a ser mais rápido, porque o formulário ― que era a etapa mais demorada ― já está preenchido.
Outra alteração é em comparação com pagamento do seguro desemprego. Ela está prevista na Resolução Nº 822, de 3 de dezembro de 2018, que entrou em vigor em 1º de julho de 2019.
Atualmente, o trabalhador precisa ir até uma lotérica, terminal ou agência da Caixa a fim de sacar as parcelas. Porém, a alteração prevê que o benefício seja creditado de forma direta em uma conta do beneficiado, o que trará mais segurança e simplicidade a ele.
Veja também:
- Vazamento de dados no Serasa! Entenda o que aconteceu!
- 2 parcelas de Seguro Desemprego Extra serão liberadas para moradores do Rio Grande do Sul
- Antecipação do abono salarial para famílias no Rio Grande do Sul!
- Governo libera Bolsa Família antecipado para vítimas da enchente no Rio Grande do Sul
- FGTS calamidade liberado para moradores no Rio Grande do Sul!