A notícia do novo auxílio emergencial caminhoneiros é exclusivo e irá permitir que milhares de trabalhadores desta categoria respirem aliviados!

Agora veja como RECEBER os R$400,00 desse benefício AGORA!


O presidente anunciou que prestará assistência a 750 mil caminhoneiros do país. Isso é para compensar o aumento do preço do diesel.

Portanto, a expectativa é que o Auxílio Brasil valha R$400,00. Mas o valor é direcionado, exclusivamente a categoria dos motoristas de caminhão.

Contudo, a resposta dos líderes dos caminhoneiros que apoiaram o presidente e trabalharam para ajudar Bolsonaro a impedir a expansão do movimento grevista não foi muito boa.


Os caminhoneiros autônomos afirmam consumir 8.000 litros de diesel por mês. Ao preço de hoje, são necessários 40 mil reais por mês. No ano passado, eles pagaram menos 12 mil reais.

A proposta ainda precisa ser aprovada!

A insatisfação total com o preço do diesel!

No mesmo dia em que o Observatório Social da Petrobras revelou que o preço médio atual do litro do diesel é o mais caro em dez anos, Bolsonaro prometeu criar equipamentos auxiliares do diesel.

Publicidade

A operação será paga na forma de assistência a caminhoneiros autônomos, que pode chegar a 400 reais.

Esta medida visa aliviar a ameaça de greve emitida por esta categoria em 1º de novembro do próximo ano.

A assistência aos caminhoneiros ou a diesel será uma forma de compensar os aumentos descontrolados de preços.

De agosto de 2020 a agosto de 2021, o preço de um litro de diesel aumentou cerca de 35% em um ano.

Segundo dados da Administração Nacional do Petróleo (ANP), o preço do litro do diesel S10 no Brasil oscilou entre 5 e 6,79 reais nesta semana.

No entanto, mesmo que os motoristas de caminhão optem por abastecer com diesel comum, eles não economizarão muito dinheiro. Isso porque, no Brasil, o valor médio do litro do diesel comum está entre 4,97 e 6,41 reais.

Quem poderá receber esse auxílio?

Em seu tom pré-eleitoral, Bolsonaro não entrou em detalhes sobre como funcionaria a ajuda do caminhoneiro.

O presidente disse apenas que “mais informações e números serão divulgados em breve”.

No entanto, ele enfatizou em seu discurso que o atendimento ao diesel será voltado para os motoristas de caminhões que dirigem sozinhos.

“Forneceremos serviços para motoristas de caminhão que dirigem sozinhos … Aproximadamente 750.000 motoristas de caminhão receberão ajuda para compensar o aumento do diesel”, disse Bolsonaro.

Portanto, o presidente não esclareceu se os caminhoneiros vinculados a cooperativas ou associações seriam beneficiados com o auxílio a diesel para os caminhoneiros.

Além disso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que existam cerca de 800 mil profissionais autônomos.

Portanto, considerando o número de beneficiários mencionados pelo Bolsonaro, o auxílio prometido não cobrirá todos os caminhoneiros que dirigem sozinhos no Brasil.

Calendário Saque Auxílio Emergencial Caminhoneiros

Não há informações específicas sobre quando iniciar o pagamento do auxílio-diesel para caminhoneiros autônomos.

O fato é que, por enquanto, o outro discurso infundado de Bolsonaro ainda é um benefício, pois o governo nem conseguiu emitir o pagamento do Auxílio Brasil.

A principal dificuldade é que a fonte de financiamento é incerta, porque Bolsonaro prometeu fornecer uma série de outras ajudas e pagamentos adicionais, cujo montante excede em muito o teto de despesas.

Portanto, é impossível estimar quando o pagamento será iniciado.

No entanto, como a lei eleitoral proíbe a criação de benefícios sociais em ano eleitoral, a base aliada de Bolsonaro precisará pagar explicitamente assistência aos caminhoneiros até o final deste ano.

Bolsonaro disse que o governo federal vai repassar em breve os detalhes, mas ainda não definiu prazo para iniciar a medida.

Acompanhe nosso site e não perca nenhum conteúdo!