Aprenda aqui a consultar FGTS 2021, pois o ano virou e é preciso estar atento às mudanças dele. Principalmente, quando estamos falando sobre nossos direitos.

O FGTS é uma reserva criada com o objetivo de proteger o trabalhador e consiste em uma retenção mensal, por parte do empregador, de 8% do valor do salário do trabalhador em uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Sendo este regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Se acaso precise se atualizar sobre o FGTS e ainda não saiba como consultar FGTS 2021, prossiga com a leitura desse artigo e se mantenha atualizado.


Consulta Bolsa Família 2021, descubra se você tem direito?

Quais as condições ao consultar e receber o benefício?

consultar fgts 2021

Antes de aprender a consultar FGTS 2021, é importante saber quais condições garantem esse direito. Pois, além de ter a intenção de assegurar o trabalhador, existem situações, como o financiamento da casa própria, onde esse valor pode ajudar. Confira abaixo:

  • Demissão sem justa causa, por parte do empregador;
  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato
  • Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  • Aposentadoria;
  • Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
  • Suspensão do Trabalho Avulso;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Portador de HIV – SIDA/AIDS;
  • Neoplasia maligna;
  • Estágio terminal em decorrência de doença grave;
  • Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
  • Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos, cujo afastamento do trabalhador tenha ocorrido até 13/07/1990;
  • Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional;
  • Também tem direito o trabalhador ou diretor não empregado com deficiência de longo prazo, de natureza física ou sensorial e que necessita adquirir órtese ou prótese para promoção de sua acessibilidade e inclusão social.

Como consultar FGTS 2021?

Agora não restam dúvidas sobre as situações de adequar ao direito de saldo e saque do FGTS, bastando apenas aprender como fazê-los. A essa altura, a sociedade já deve estar acostumada a não precisar ir a todo lugar ao realizar uma demanda e isso não é diferente com a consulta do benefício. A Caixa tornou o saque e o modo de consultar FGTS 2021 100% digital e agora, com poucos toques na tela do celular, é possível acessar o extrato do seu fundo de garantia e até mesmo sacar o valor. Confira abaixo as instruções ao consultar FGTS 2021 via aplicativo ou internet banking.

Consultar FGTS 2021 pelo Aplicativo

  1. Com disponibilidade aos usuários de IOS, Windows Phone e Android, é preciso baixar o aplicativo FGTS;
  2. Ao abrir o app, selecione a opção “Cadastre-se”;
  3. Após preencher os dados solicitados pelo aplicativo será necessário cadastrar uma senha de acesso. Escolha uma senha segura de 6 números e a memorize;
  4. Selecione o botão de confirmação “Não sou um robô” e prossiga;
  5. O aplicativo enviará um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado durante o cadastro. Confira o e-mail e confirme o cadastro;
  6. Feito isso, basta retornar ao aplicativo e entrar com seu CPF e a senha escolhida;
  7. Ao efetuar o login, o aplicativo fará algumas perguntas e dará instruções de uso, bem como apresentará as condições de uso do aplicativo e perguntará se você as aceita;
  8. Caso positivo, as opções do aplicativo FGTS ficarão disponíveis a você.

Dentre as opções do app estão a solicitação de outras modalidades de saque FGTS (inclusive podendo fazer o upload dos documentos necessários para a adesão),a consulta de saldos, extratos e o saque digital 100% do valor disponível na conta indicada, também, pelo aplicativo. Entretanto, a conta de recebimento do benefício não precisa, necessariamente, ser da Caixa Econômica Federal. No aplicativo você pode escolher o banco e a conta em que deseja receber. Sendo assim, ficou fácil consultar o seu benefício via smartphone.

Consultar FGTS 2021 pelo Internet Banking

  1. Acesse o site da Caixa na categoria de consultar FGTS;
  2. Informe o número do seu CPF ou Número de Identificação Social (NIS) e cadastre uma senha;
  3. Leia o regulamento e clique em “Aceito”;
  4. Preencha todos os campos e crie uma senha com até 8 dígitos, incluindo letras e números, e confirme. Você será direcionado a tela de login novamente;
  5. Preencha os campos com NIS, e-mail ou CPF, insira a senha cadastrada e acesse;
  6. Pronto! Agora é só desfrutar das opções do fundo de garantia que você tem na palma da mão. Use seu benefício com sabedoria.

A Caixa também dispõe de um serviço de envio de mensagens via SMS com atualizações regulares dos depósitos, saldo do FGTS e até quando houver disponibilidade de saque. Acesse o site da Caixa e siga as instruções de cadastro ou ligue no autoatendimento no número 0800 726 0104 e ative o programa, o serviço é 100% gratuito. Outra opção de consultar FGTS é comparecendo a agência e realizando atendimento via terminal.


Opções de saque do FGTS

Saque-Aniversário

Sabendo consultar FGTS 2021, basta conhecer os tipos de saque disponíveis ao ter acesso ao dinheiro do benefício. O Saque-aniversário é uma modalidade no qual permite a retirada anual dos recursos do FGTS por parte do trabalhador no mês do seu aniversário. Ao aderir à essa modalidade, é necessário comunicar à Caixa Econômica Federal. Se acaso não o fizer, o beneficiário só poderá sacar o FGTS nas situações previstas em lei, como em casos de aposentadoria, doença grave, demissão sem justa causa, compra da casa própria ou exceções, como a que ocorreu em 2020 devido à pandemia de corona vírus.

Os trabalhadores optantes pela modalidade até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção. A adesão e a consulta do saldo das contas vinculadas podem ser feitas em uma agência bancária, pelo App FGTS ou pelo site. Mas, nem tudo são rosas. Ao optar pela adesão dessa modalidade, não será possível retirar o valor integral do saldo do FGTS. Dessa forma, se for dispensado da firma, ele receberá apenas o valor referente à multa de 40% paga pelo empregador sobre o total depositado no fundo. É possível retornar à sistemática antigo a qualquer momento visitando novamente uma agência bancária. A alteração surtirá efeito, sobretudo, no 1º dia do 25º mês da solicitação.

Prazos estipulados

Os beneficiários ao consultar FGTS 2021 precisam estar atentos aos prazos. Confira abaixo o recém publicado calendário de saque-aniversário do FGTS 2021, organizados pelo mês de aniversário e período de realização do saque-aniversário:

Publicidade

Nascidos em Início de saque Fim de saque
Janeiro 04/01/21 31/03/21
Fevereiro 01/02/21 30/04/21
Março 01/03/21 31/05/21
Abril 01/04/21 30/06/21
Maio 03/05/21 30/07/21
Junho 01/06/21 31/08/21
Julho 01/07/21 30/09/21
Agosto 02/08/21 31/10/21
Setembro 01/09/21 30/11/21
Outubro 01/10/21 31/12/21
Novembro 01/11/21 31/01/22
Dezembro 01/12/21 28/02/22

Saque Emergencial

Essa modalidade foi instaurada devido, também, ao advento da pandemia de Covid-19 e suas consequências ao Brasil em 2020. Esse tipo de saque consistia no direito, angariado sob Medida Provisória de número 946 em 07/04/2020, de todo titular de uma conta de FGTS com saldo realizar um saque de até R$ 1.045,00, o piso nacional no ano de 2020. O saque, entretanto, poderia ser feito até 31/12 do ano passado e essa exceção tinha a intenção de proteger e amenizar o impacto do vírus sobre a população e economia brasileira. Ainda não há confirmações com relação ao Saque Emergencial ao consultar FGTS 2021, mas a manutenção da modalidade configura uma das medidas implantadas no plano de enfrentamento à Covid-19.

Saque Rescisão FGTS

Nos casos onde a demissão ocorre sem justa causa, é devido multa de 40% sobre o saldo do FGTS do período, a alíquota do FGTS de 8% incide sobre o saldo salário, 13º proporcional e aviso prévio indenizado, se houver. Quando há rescisão do contrato de trabalho, o empregador tem a obrigação de informar à Caixa Econômica Federal para que, em até 5 dias úteis, o trabalhador, munido das documentações necessárias possa realizar o saque.

Então se você é empregador, fique atento às demandas rescisórias e ao consultar, comunique a Caixa. Enquanto trabalhador, aguarde o período, depois visite o site, acesse o app do FGTS ou vá até uma agência e realize o saque sem o Cartão do Cidadão, informando apenas o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e sua senha. Entretanto, essa documentação está restrita a valores inferiores à R$ 1.500,00. Se acaso, esse texto foi útil pra você, compartilhe e fique atento aos próximos artigos sobre consultar FGTS 2021.

Como solicitar Seguro Desemprego 2021?