O Seguro Desemprego WEB é mais um dos serviços públicos que o trabalhador pode solicitar virtualmente.
Trata-se do mesmo seguro desemprego que a população já conhece: quantia paga temporariamente à pessoa que saiu do emprego, desde que o motivo não seja justa causa.
Entretanto, o requerimento agora não precisa ser em um posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e nem nas unidades da SRTE.
O Seguro Desemprego WEB tem a missão de ajudar o trabalhador a pedir seu benefício com mais comodidade e tudo será explicado a seguir.
O que é o Seguro Desemprego WEB?
O Seguro Desemprego WEB consiste em um programa do Ministério do Trabalho e Emprego com o qual o trabalhador pode pedir seu benefício virtualmente.
Quem o solicita por essa plataforma continua sujeito a todas as regras conhecidas, como ter trabalhado por quantidade mínima de meses.
Além de ser uma forma mais cômoda de o trabalhador pedir seu benefício, acaba até por ajuda-lo a economizar: muitas vezes, era preciso gastar com transporte para chegar a um posto do SINE ou da SRTE para pedir o seguro desemprego. Com o sistema WEB, isso é desnecessário.
Como funciona?
A intenção do Ministério do Trabalho e Emprego é facilitar a solicitação de seguro desemprego: assim, ele passa a oferecer m seu site o mesmo formulário de solicitação que se encontra no SINE e na SRTE.
Para o pedido do Seguro Desemprego, porém, o trabalhador precisará ter com ele a documentação expedida pelo empregador.
Além disso, será solicitado o número da carteira de trabalho, do CPF, do PIS/PASEP e outras informações.
Se o trabalhador saiu da empresa e não pegou o requerimento de seguro desemprego, será necessário falar com o empregador o mais rápido possível: sem ele, não se pode pedir o benefício nem pelo site e nem pessoalmente.
Solicitando o Seguro Desemprego WEB
O trabalhador deve usar o Sistema de Atendimento Agendado ou SAA para solicitar o Seguro Desemprego WEB. As etapas são:
- Acessar o SAA
- Selecionar o local onde o trabalhador reside
- Informar o código de segurança que o SAA exibe
- Selecionar a opção “Entrada no seguro desemprego”
- Clicar no ícone de calendário na aba “Ações”
- Escolher uma data e um horário e confirmar
Se houver necessidade, o trabalhador pode cancelar seu Seguro Desemprego WEB, marcando outro atendimento.
Contudo, não é recomendado faltar ao agendamento feito no SAA sem realizar o cancelamento.
Agendamento do benefício pela internet
Antes de o Seguro Desemprego WEB ser criado, o trabalhador tinha de comparecer ao SINE ou SRTE uma vez para fazer o agendamento e, depois, retornar no dia de efetivamente dar entrada no seguro desemprego.
Muitas vezes, esse gasto com o transporte fazia diferença para esses trabalhadores e retardava o recebimento do benefício: o MTE só começa os pagamentos depois de um mês do pedido.
Com o agendamento pela Internet ensinado acima, as pessoas agilizam o processo do seguro desemprego, dispondo também dos canais oficiais do governo federal a fim de sanar dúvidas sobre ele.
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