O Novo RG – DNI substituirá o atual modelo de RG e deverá utilizar CPF para cadastro único.

Segundo o governo, a unificação entre o RG e o CPF deve, além de simplificar a vida dos cidadãos, evitar possíveis tentativas fraudulentas. Atualmente, cada estado e o Distrito Federal possuem números diferentes.

Uma das características do novo RG é como documento de viagem para os países do MERCOSUL, pois o documento está em conformidade com as normas internacionais, medida que visa promover a validade do documento. Em outras regiões, os passaportes ainda são necessários.

Como fazer um Novo RG?

O principal objetivo do novo documento é criar um cadastro único para brasileiros. O Novo RG passará a utilizar CPF e códigos QR para identificação eletrônica.

De acordo com informações do governo federal, as delegacias de polícia dos estados e do Distrito Federal serão responsáveis ​​pela distribuição das novas carteiras de identidade.

Todos devem se adaptar ao novo padrão até o prazo de 3 de março de 2023. O executivo ressaltou ainda que a distribuição será gratuita.

Para obter um novo RG, é necessário apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento em formato físico ou digital.

Embora o prazo tenha sido definido, não está claro quando os cidadãos devem começar a receber os novos documentos.

Consulte os Valores a Receber do Registrato 2022!

Emissão do DNI - Novo RG 2022

Identificação digital

Além do CPF e da CNH, o novo RG também terá sua versão digital. Embora o governo tenha divulgado informações, ainda não foram divulgados detalhes sobre como uma versão digital do documento será disponibilizada.

A nova carteira digital inclui informações como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep.

Outro dado que poderá ser incluído é o nome social, sem que seja necessária alteração no registro civil. O documento também está mais seguro contra falsificações.

Minha identidade atual ainda funciona?

Para quem tem menos de 60 anos, o documento de identidade atual deve permanecer válido pelos próximos dez anos. Para cidadãos com mais de 60 anos, os documentos atuais continuarão válidos por tempo indeterminado.

Novo RG DNI 2022

Aplicativo do Novo RG

O DNI faz parte do programa ICN (Identificação Nacional da Cidadania) instituído pela Lei nº 13.444/2017, que visa implantar o Sistema Nacional de Identificação do Cidadão de forma integrada em todo o Brasil.

Os novos documentos digitais serão gerados por meio de um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nos sistemas Android e iOS e utilizarão a tecnologia TSE e Serpro.

Somente cidadãos com impressões digitais no Banco Nacional de Cidadania (BDICN) podem emitir um DNI.

Dessa forma, somente quem estiver cadastrado biometricamente, ou seja, coletando fotos e impressões digitais na Justiça Eleitoral ou agência de identificação parceira, terá acesso ao documento.

Confira como acessar sua conta Gov BR Agora!