Continua após a publicidade

Conheça a CTPS Digital e Aprenda a Fazer a Sua!

Categoria(s): Carteira de Trabalho, INSS
24/12/19 14:27 -

Atualizado em

CTPS Digital é um documento emitido para o ambiente de trabalho; com o objetivo de comunicar aspectos e acordos do pessoal ou da empresa.

É importante saber que é a CTPS Digital; pois permite divulgar os serviços de mão-de-obra prestados em um período determinado para um empregador.

O que é a CTPS Digital?

Continua após a publicidade

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento usado como suporte que registra o tempo durante o qual um funcionário foi colaborador em uma empresa, o tipo de trabalho realizado nela, o tipo de contratação e o salário recebido.

O CTPS Digital é um aplicativo para usar no celular que contém as mesmas informações da carteira profissional físicas.

PORTAL TRABALHADOR - CTPS DIGITAL

Continua após a publicidade

Funcionalidades

Através desta ferramenta, também está disponível consultar o número do seu PIS/PASEP, conferir o contrato de trabalho atual e pedir a segunda via da carteira física para casos de perda, por exemplo.

O CTPS Digital dispensa ter em mãos a versão física do documento, e ainda comprova a relação de trabalho entre o trabalhador e a empresa contratante.

Nos casos em que um contrato de trabalho é finalizado, a empresa em questão deve assinar entregar ao trabalhador desempregado a carteira física dentro de um período máximo de 10 dias úteis; por ser uma norma incluída na legislação trabalhista e estas informações vão para CTPS Digital.

A CTPS Digital servem para verificar as datas do início do contrato e do final do contrato em uma companhia.

O trabalho ocupado pelo funcionário é obrigatório para aparecer no registro; bem como a identidade e os dados da empresa que a emite o registro.

A CTPS Digital é um bem concedido a trabalhadores que podem ir aos do Ministério do Trabalho se houver dados incorretos.

Como Fazer a Carteira de Trabalho Digital ?

O CTPS Digital está disponível gratuitamente para telefones celulares Android e iOS. Para conseguir verificar as informações apresentadas todos os dados do documento físico em formato digital é solicitado um código de acesso, fornecido pelo aplicativo da CTPS Digital.

  1. Na página inclua CPF, Nome Completo, Telefone Celular para receber SMS e e-mail.
  2. Em seguida, aparecerão 5 perguntas pessoais usadas para confirmar a sua identidade. Uma senha provisória é produzida, anote os números.
  3. Depois, retornando a página de login do CTPS Digital, insira o CPF e a senha provisória.
  4. A partir é possível criar uma senha pessoal clicando em Senha atual e criar um novo código de proteção.
  5. Por fim, coloque em Alterar senha.

Sua CTPS Online

Você terá que dar permissão do app CTPS Online aos seus dados pessoais pelo portal Cidadão.br.

Posteriormente, serão exibidos no aplicativo informações básicas da sua carteira de trabalho.

Também é possível, visualizar o seu contrato de trabalho atual. Se você tocar nele consegue ler os detalhes.

Por outro lado, o aplicativo exibe o QR Code, é para comprovar a autenticidade dos dados.

Você ainda vera uma guia para conhecer a política de privacidade, ver perguntas frequentes, requerer segunda via da sua carteira de trabalho ou sair do aplicativo.

Veja também:

Conteúdos relacionados à este

Extrato INSS – Confira Como Consultar – CNIS

Extrato INSS – Confira Como Consultar – CNIS

O Extrato INSS pode ser tirado para diversas finalidades.  O INSS - Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão do Governo Federal que oferece vários benefícios assistenciais e trabalhistas. São direitos dos trabalhadores brasileiros, como exemplo : [the_ad...

ler mais
Meu INSS – Seu Portal de Serviços da Previdência Social

Meu INSS – Seu Portal de Serviços da Previdência Social

Você já conhece o Meu INSS? O governo federal criou essa instrumento online com o objetivo de facilitar o aproximação aos benefícios sociais e às informações sobre a Previdência Social. Deste modo, com ela, pode realizar uma série de serviços do Instituto Nacional do...

ler mais

Deixe um comentário aqui