Publicidade

O Seguro Desemprego é mias uma essencial garantia dos trabalhadores brasileiros. Neste post, você verá como dar entrada, quais os documentos necessários, consulta e o agendamento seguro desemprego.

Entrada no seguro desemprego

O seguro desemprego é um benefício concedido à trabalhadores nos  casos de dispensa sem justa causa, e inclusive, em rescisão indireta. Veja os valores.

Publicidade

O seguro desemprego é um favor outorgado aos trabalhadores nos casos de dispensa sem justa causa, também, em rescisão indireta. Portanto, veja agora os valores.

Média Salarial Valor do Seguro Desemprego
Até R$ 1.480,25 80% do Salário Médio
Entre R$ 1.480,26 a R$ 2.467,33 Acima de R$ 1.480,25 será 50% + R$ 1.184,20
Acima de R$ 2.467,33 R$ 1677,74

Lembrando que, a média salarial é feita com os últimos três meses precedentes a rescisão do contrato de trabalho.

O trabalhador terá direito de receber entre 3 a 5 parcelas. E o montante da parcela nunca será menor que o salário mínimo vigente.

Publicidade

A fim de que o seguro desemprego seja recebido com sucesso  será necessário que o trabalhador fique atento aos prazos necessários a fim de dar entrada no processo.

Veja também:

O período aceito a fim de dar entrada é entre 7 e 120 dias depois da demissão, contados a partir do dia do desligamento da empresa.

Contudo, pode ser que este prazo varie, visto que trabalhadores que exercem atividades domésticas possuem o prazo entre 7 e 90 dias a fim de iniciar o processo do seguro desemprego, também contados a partir da data do desligamento.

Publicidade

Sendo assim, ter atenção é importante a todos os trabalhadores que necessitam do seguro desemprego.

Para facilitar o processo inicial e respeitar os prazos do seguro desemprego, existem os agendamentos de atendimentos. Assim como vimos no início deste post. Então, este funciona como um funil, ajeitando os trabalhadores demitidos em uma fileira equilibrada com a finalidade de que o processo individual seja iniciado ou agilizado.

A fim de garantir um bom horário de atendimento, é recomendado agendar sua consulta depois da meia noite, que é o horário quando são liberadas as datas aos atendimentos futuros disponibilizadas no dia seguinte.

Documentos para solicitar o Seguro Desemprego

A fim de dar entrada no benefício do seguro desemprego, o trabalhador precisa ter sempre em mãos os seguintes documentos oficiais e pessoais:

A fim de iniciar o processo do seguro desemprego, o trabalhador precisa ter em mãos os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (RG)
  • Carteira de trabalho
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de matrícula no PIS/PASEP ou então o cartão cidadão
  • Os três últimos contracheques dos últimos três meses anteriores à demissão
  • Requerimento do seguro desemprego SD/CD nas duas vias
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho
  • Documento de levantamento do FGTS ou ainda os extratos dos depósitos.

Porém não são somente estes documentos necessários para a emissão do seguro desemprego. Já que o Caged é um dos documentos mais essenciais que deve ser tratado com prioridade. Este fornece todas as informações sobre a empresa onde você trabalhou.

Como resultado, este garante com que o órgão que emite o seguro desemprego tenha como ter acesso a contratação de pessoas pela empresa, controle de demissões e beneficiados com o seguro desemprego da empresa.

É de responsabilidade das empresas sustentar o Caged atualizado. Sendo assim, o Governo Federal efetua a emissão de um certificado digital esclarecedor para casos de demissão ou mudanças no painel de funcionários da empresa.

Agendamento Seguro Desemprego

PORTAL TRABALHADOR - AGENDAMENTO SEGURO DESEMPREGO

A fim de fazer o agendamento seguro desemprego, o trabalhador precisa antes realizar um processo fácil.

Basta aceder o website do Ministério do Trabalho Trabalho (MTE) continuar os passos próximo.

Ele deve primeiramente acessar o site do Ministério do Trabalho Trabalho (MTE) e seguir os seguintes passos

  1. Ao entrar no site, o trabalhador deve escolher o item “Agendar Atendimento” no menu esquerdo
  2. Logo depois, uma outra janela se abrirá, nela o trabalhador poderá fazer o agendamento seguro desemprego. Também é possível clicar na opção para reagendamento
  3. Na tela Informações do Agendamento, será necessário selecionar o estado, município e a unidade de atendimento desejada. Além, do tipo do atendimento, que deverá ser Entrada no Seguro Desemprego. Basta clicar em prosseguir a fim de validar.
  4. Nesta tela, poderá escolher a Unidade de Atendimento que você preferir, a fim de agendar o seguro desemprego. Assim como, ver os dias que estão disponíveis para que possa ser atendido.
  5. Entretanto, é essencial que o cidadão agende unicamente um atendimento caso tenha direito ao seguro desemprego. Isso porque, caso contrário vai estar atrasando a fila de consultas. E assim, prejudicando outros que necessitam do benefício.
  6. Depois de escolher a data e horário de atendimento, você precisará informar CPF, data de nascimento e número de telefone. Prontamente, vá para a próxima tela de solicitação de agendamento seguro desemprego.
  7. Por fim, confirme seu agendamento seguro desemprego

Caso o horário e o dia informados não sejam viáveis para você, poderá utilizar a opção de reagendar o atendimento do seguro desemprego.

Fazer consulta ao seguro desemprego

A fim de ser capaz de seguir o curso do pagamento de suas parcelas do seguro desemprego, conferir o saldo em sua conta concernente ao benefício, e simultaneamente, outros dados sobre o seguro desemprego, o trabalhador tem várias formas de consultar. Portanto, confira todas abaixo.

  • Clientes Caixa Econômica. Porém caso você possua uma conta na Caixa, poderá acessar seu saldo, bem como outros dados de forma regular, como já faz com outras informações financeiras. Podem ser utilizados via internet banking, caixas eletrônicos, agências ou até casas lotéricas
  • Consulta Seguro Desemprego online. Você também pode consultar o seguro desemprego de forma direta pela internet. De forma, evitando filas nas agências, trânsito perder tempo para outros serviços.
    • Para isso, basta entrar no site da Caixa, procurar “Benefícios e Programas” no menu. Depois acessar “Benefícios do trabalhador” e a opção “Seguro Desemprego”.
    • Agora, precisa preencher todas informações a fim de acessar seus dados. Como, por ex, o seu Número de Identificação Social (NIS) ou o PIS/Pasep.
    • Nesta página também estarão todas informações sobre o seguro desemprego, desde documentos até valores pagos.
    • Depois de preencher os seus dados, clique em “Consultar o Pagamento” para acessar a sua consulta do seguro desemprego.
    • Todas as informações são recebidas mostradas com segurança ao beneficiado, o acesso é completamente restrito.
    • Assim também, é possível utilizar o aplicativo da Caixa no seu celular. O que facilita ainda mais o à consulta do seguro desemprego.
  • Consulta seguro desemprego por telefone. Ainda que, você não sabe utilizar o internet banking e está sem tempo ou disposição para seguir até uma agência da Caixa Econômica Federal, poderá consulta seu seguro desemprego por telefone. Basta ter o seu CPF, RG e número NIS em mãos. Em seguida, ligar para o número 0800 726 0207 e seguir as instruções.
  • Consulta seguro desemprego por telefone. Ainda que, você não saiba utilizar o internet banking e está sem tempo para ir até uma dependência da Caixa Econômica, poderá fazer consulta do seguro desemprego por telefone. Basta ter o seu CPF, RG número NIS em mãos. Logo depois, ligar no número 0800 726 0207 e acompanhar as instruções.

Veja Também: Como Solicitar o Seguro Desemprego pela Internet!

Consultar com o Cartão Cidadão

  • Cartão Cidadão Caixa. O Cartão Cidadão Caixa é um cartão magnético que possibilita o acesso aos diferentes serviços e opções disponibilizados pelas entidades que realizam os benefícios trabalhistas e sociais. Tais como FGTS, PIS e o seguro desemprego. Todavia, com ele, é possível acessar os seus dados e também as informações sobre o seguro desemprego, depósitos, e outros.
  • Cartão Cidadão Caixa. O Cartão Cidadão Caixa possibilita o acesso aos diferentes serviços opções disponibilizados pelas entidades que realizam os benefícios trabalhistas sociais. Por exemplo FGTS, PIS o seguro desemprego. Com este, é possível acessar seus dados e as informações sobre o seguro desemprego, depósitos e outros.

A fim de receber o seu cartão, é necessário possuir algum pagamento de benefício do Governo Federal. Mesmo que você não possua uma conta na Caixa.

Publicidade