Você já ouviu falar em perícia INSS?
Essa avaliação médica é feita nos casos em que uma pessoa necessita de algum benefício da previdência social, relacionado à incapacitação da mesma, como o auxílio doença e o auxílio acidente.
Essa perícia é obrigatória, pois apenas dessa forma o INSS poderá constatar que você necessita de algum auxílio proporcionado pela instituição, e assim liberará todos os benefícios nos quais tem direito.
Atualmente, para realizar essa perícia é necessário realizar um agendamento, devido à grande quantidade de pessoas que desejam fazê-la.
Mas, você não sabe como realizar esse agendamento, e nem como funciona a perícia INSS? Neste post fizemos um guia completo sobre esse assunto.
Perícia INSS: Como funciona?
A perícia INSS funciona da seguinte forma, o indivíduo que deseja obter um auxílio do governo, faz o pedido para realizar uma avaliação médica, para comprovar que não tem mais condições de trabalhar, e por isso precisa de ajuda financeira.
Assim, os médicos responsáveis pelo caso fazem a avaliação e se de fato for comprovado que a pessoa não possui mais condições físicas de realizar o seu trabalho.
Eles emitem um relatório justificando qual o motivo do indivíduo necessitar do auxílio dado pelo governo.
A perícia é uma forma de garantir que apenas as pessoas que precisam do auxílio recebam o mesmo, assim, sem haver nenhuma falcatrua.
Houve algumas mudanças no INSS em 2019, a principal delas é que as pessoas que já possuem o benefício, precisam realizar novamente a avaliação médica.
A outra mudança importante foi que o número de médicos que farão a avaliação médica.
A quantidade será determinada de acordo com a gravidade do problema do indivíduo.
Em que casos é preciso fazer a perícia?
É preciso fazer a perícia do INSS quando o cidadão solicita o recebimento de benefícios do Governo Federal, porque se encontra com condições físicas que não permitem mais que o mesmo trabalhe.
Com o intuito de diminuir a superlotação, o INSS decidiu que para realizar a avaliação médica, é necessário o cidadão agendar a perícia antecipadamente.
Aa instituição disponibiliza diversos meios para realizar o agendamento e cabe ao cidadão escolher se prefere fazê-la presencialmente nos postos do INSS, ou através do telefone ou da internet.
- Telefone: o agendamento da perícia pode ser realizado através do telefone, basta ligar para a central de atendimento da instituição por meio do número 135, nos dias de segunda a sexta, das 7 horas às 22 horas
- Presencial: também é possível agendar a perícia presencialmente, indo até a algum posto da instituição. Os horários de atendimento da agência são de segunda a sexta, das sete horas às 17 horas
- Online: você também pode realizar o agendamento online por meio do site Meu INSS, ou através do portal do Dataprev.
Depois é só consultar o resultado da perícia pelo CPF no site.
Então, já sabe como realizar a perícia INSS? Faça agora mesmo o seu agendamento, e não perca a chance de obter todos os benefícios proporcionados pelo Governo Federal.
Acompanhe o nosso site para receber mais artigos sobre esse e outros assuntos!