Você já conhece o Meu INSS? O governo federal criou essa instrumento online com o objetivo de facilitar o aproximação aos benefícios sociais e às informações sobre a Previdência Social.
Deste modo, com ela, pode realizar uma série de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pela internet, sem a premência do auxílio presencial. Ao digitalizar processos e atualizar serviços, a intenção é reduzir os custos e o tempo a fim de atender as solicitações dos cidadãos.
Agora, assim sendo, se deseja apreender melhor como funciona o Meu INSS e tirar todas as dúvidas sobre esse sistema, acompanhe este post.
Afinal, o que é o Meu INSS?
O Meu INSS é uma central de serviços da Previdência Social, que funciona como um contato online entre os segurados e o Instituto. O sistema foi lançado pelo governo brasileiro em 2017, como uma das iniciativas de modernização dos serviços prestados aos cidadãos.
Desse modo, através dele, é possível acompanhar todas as informações da sua vida laboral, realizar consultas, agendar atendimentos emitir extratos, históricos e declarações. Ainda neste post, você verá todos os serviços disponíveis.
Como Funciona o Portal Meu INSS?
Primeiramente, deve acessar a internet para utilizar o Meu INSS. Existem duas formas de utilizar o sistema:
- No seu computador ou notebook, acesse o website meuinss.gov.br
- No seu celular, instale o aplicativo Meu INSS – Central de Serviços ( acessível somente a Android).
Na maior parte dos serviços, deve fazer um cadastro e conseguir uma senha de acesso. Apesar disso, várias informações estão disponíveis sem premência de autenticação, como a busca por agências da Previdência Social ou o agendamento de perícia.
No portal, os serviços que são protegidos por senha estão identificados com um pequeno cadeado. Para utilizá-los, logo, você deve informar alguns dados pessoais, atestar a sua identidade mediante várias perguntas e, deste modo, conseguir o código para conectar-se o sistema.
Logo depois, ao realizar o seu login no portal, você pode realizar todos os serviços disponíveis no Meu INSS.
Como fazer o Cadastro no Meu INSS?
O login de acesso ao Meu INSS é realizado pelo cadastro no Cidadão.br, que é uma forma de acesso único a vários serviços, informações e sistemas do governo brasileiro.
Desse modo, esse cadastro pode ser feito de três formas :
- Pela internet
- Pessoalmente em uma agência da Previdência Social;
- Pessoalmente ou pelo Internet Banking nos bancos autorizados: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi.
A fim de realizar o cadastro pela internet, você deve primeiramente informar alguns dados pessoais: CPF, data de nascimento, nome completo, correio eletrônico, celular e nome da mãe.
Logo depois, são feitas cinco duvidas baseadas nas informações constantes no seu cadastro, unicamente a fim de conferir a sua identidade. Se precisar conferir alguma informação, tenha em mãos a sua Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS) e Guias de Recolhimento à Previdência Social ( GPS ).
Logo após responder as perguntas, você recebe uma senha inicial de 7 dígitos, que é usada ao conectar-se o Meu INSS pela primeira vez. Se optar pelo cadastro nas agências da Previdência Social ou nos bancos autorizados, é também esse código inicial que recebe.
Logo, acesse o Meu INSS pelo navegador ou pelo aplicativo e clique em \”Entrar\”. Logo após, insira o seu CPF e a senha inicial a fim de realizar o login. Desta forma, o sistema vai solicitar que crie uma nova senha.
A partir daí você possui acesso a todos os serviços disponíveis no portal. Se acaso possuir dúvidas durante o processo de cadastro, deve ligar à Central de Ajuda INSS 135.
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Passo a Passo – Acesso ao Portal Meu INSS
Para acessar o portal e aproveitar os serviços online, siga o passo a passo abaixo.
1º Passo
Ao entrar no portal, logo a direita, no canto superior da sua tela, clique em “Login”.
2º Passo
Preencha com o seu CPF, e clique em “Próxima.
3º Passo
Adicione a senha que você fez no cadastro inicial do Meu INSS, e clique em “Entrar”.
Pronto! Na tela, será possível ver seus dados de usuário, como nome, CPF e o NIT/PIS.
E, ainda no menu lateral, poderá acessar todos os serviços do portal.
Serviços Disponíveis no Meu INSS
Quer saber o que você pode realizar no Meu INSS? Uma série de serviços são disponibilizados no sistema online a fim de facilitar a sua vida! Portanto, confira agora os serviços disponíveis:
1 – Aposentadorias Urbanas
Permite solicitar a aposentadoria e conferir se o segurado já tem direito a receber o benefício.
O sistema apresenta duas opções: Aposentadoria por Idade e Tempo de Contribuição.
2 – Salário-Maternidade Urbano
Salário-maternidade é o benefício concedido em caso de nascimento ou adoção de filho.
Assim, nesta área, você pode fazer a solicitação online.
3 – Extrato Previdenciário (CNIS)
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é a base usada pelo INSS à concessão de benefícios previdenciários.
Nesta área, você pode obter o extrato dos seus dados que constam nesse cadastro, como vínculos, remunerações e contribuições feitas à Previdência.
4 – Simulação de Tempo de Contribuição
Aqui você pode conferir há quanto tempo contribui com a previdência, quantos anos faltam à sua aposentadoria bem como a sua pontuação ao fator previdenciário.
5 – Agendamentos / Requerimentos
Permite solicitar e acompanhar atendimento presencial (agendamento) e à distância.
6 – Extrato de Pagamento de Benefício
Gera um documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, banco e a data de pagamento do benefício.
7 – Carta de Concessão de Benefício
Gera um documento que informa ao cidadão sobre a concessão do benefício. Além disso, mostra a forma de cálculo a fim de apurar a renda e dados do banco responsável pelo pagamento.
8 – Agende sua Perícia
Permite agendar perícia médica no INSS ou pedido de prorrogação em uma agência da Previdência Social. O sistema redireciona para uma página de agendamento.
9 – Resultado de Perícia Médica
Permite consultar a decisão sobre a concessão do benefício por incapacidade.
10 – Extrato de Empréstimo Consignado
Informa todo o histórico de créditos consignados realizados com desconto no benefício previdenciário, a margem da consignação atual, valores das parcelas e prazo.
11 – Extrato para Imposto de Renda (IR)
Emite um relatório aos beneficiários do INSS que precisam realizar a declaração de imposto de renda.
12 – Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta
Gera uma declaração que informa se existe algum benefício em seu CPF. Alguns órgãos podem exigir a declaração “Nada Consta”.
13 – Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
Permite ao cidadão consultar se o benefício recebido consta na lista dos que precisam de revisão quanto à forma de cálculo, conforme regras do art. 29, II da Lei 9876/76.
14 – Encontre uma Agência
Permite fazer uma busca pelas agências da Previdência Social no Brasil. O sistema informa a agência mais próxima de acordo com o CEP ou o endereço informado.
15 – Declaração ao Contribuinte Individual (DRSCI)
Emite uma declaração que atesta que o trabalhador segurado autônomo (Contribuinte Individual) está com situação cadastral regular e recolhimentos em dia.
16 – Alterar dados de Contato
Nesta área, pode alterar suas informações de contato (CEP, endereço, telefone e e-mail). A fim de acessar alguns serviços pela primeira vez, o sistema pode pedir que antes atualize os seus dados.
17 – GPS
Você poderá emitir as guias para regularizar seus pagamento do INSS.
Enfim, agora você já sabe como usar o Meu INSS. Todos esses serviços que estão disponíveis online tendem a agilizar o trabalho do INSS e eventualmente, o que mais importa, facilitar muito a sua vida!
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