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Você já conhece o Meu INSS? O governo federal criou essa instrumento online com o objetivo de facilitar o aproximação aos benefícios sociais e às informações sobre a Previdência Social.

Deste modo, com ela, pode realizar uma série de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pela internet, sem a premência do auxílio presencial. Ao digitalizar processos e atualizar serviços, a intenção é reduzir os custos e o tempo a fim de atender as solicitações dos cidadãos.

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Agora, assim sendo, se deseja apreender melhor como funciona o Meu INSS e tirar todas as dúvidas sobre esse sistema, acompanhe este post.

Afinal, o que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma central de serviços da Previdência Social, que funciona como um contato online entre os segurados e o Instituto. O sistema foi lançado pelo governo brasileiro em 2017, como uma das iniciativas de modernização dos serviços prestados aos cidadãos.

Desse modo, através dele, é possível acompanhar todas as informações da sua vida laboral, realizar consultas, agendar atendimentos emitir extratos, históricos e declarações. Ainda neste post, você verá todos os serviços disponíveis.

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Como Funciona o Portal Meu INSS?

Primeiramente, deve acessar a internet para utilizar o Meu INSS. Existem duas formas de utilizar o sistema:

  • No seu computador ou notebook, acesse o website meuinss.gov.br
  • No seu celular, instale o aplicativo Meu INSS – Central de Serviços ( acessível somente a Android).

Na maior parte dos serviços, deve fazer um cadastro e conseguir uma senha de acesso. Apesar disso, várias informações estão disponíveis sem premência de autenticação, como a busca por agências da Previdência Social ou o agendamento de perícia.

No portal, os serviços que são protegidos por senha estão identificados com um pequeno cadeado. Para utilizá-los, logo, você deve informar alguns dados pessoais, atestar a sua identidade mediante várias perguntas e, deste modo, conseguir o código para conectar-se o sistema.

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Logo depois, ao realizar o seu login no portal, você pode realizar todos os serviços disponíveis no Meu INSS.

PORTAL TRABALHADOR - PORTAL MEU INSS

Como fazer o Cadastro no Meu INSS?

O login de acesso ao Meu INSS é realizado pelo cadastro no Cidadão.br, que é uma forma de acesso único a vários serviços, informações e sistemas do governo brasileiro.

Desse modo, esse cadastro pode ser feito de três formas :

  1. Pela internet
  2. Pessoalmente em uma agência da Previdência Social;
  3. Pessoalmente ou pelo Internet Banking nos bancos autorizados: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi.

A fim de realizar o cadastro pela internet, você deve primeiramente informar alguns dados pessoais: CPF, data de nascimento, nome completo, correio eletrônico, celular e nome da mãe.

Logo depois, são feitas cinco duvidas baseadas nas informações constantes no seu cadastro, unicamente a fim de conferir a sua identidade. Se precisar conferir alguma informação, tenha em mãos a sua Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS) e Guias de Recolhimento à Previdência Social ( GPS ).

Logo após responder as perguntas, você recebe uma senha inicial de 7 dígitos, que é usada ao conectar-se o Meu INSS pela primeira vez. Se optar pelo cadastro nas agências da Previdência Social ou nos bancos autorizados, é também esse código inicial que recebe.

Logo, acesse o Meu INSS pelo navegador ou pelo aplicativo e clique em \”Entrar\”. Logo após, insira o seu CPF e a senha inicial a fim de realizar o login. Desta forma, o sistema vai solicitar que crie uma nova senha.

A partir daí você possui acesso a todos os serviços disponíveis no portal. Se acaso possuir dúvidas durante o processo de cadastro, deve ligar à Central de Ajuda INSS 135.

Veja também:

Passo a Passo – Acesso ao Portal Meu INSS

Para acessar o portal e aproveitar os serviços online, siga o passo a passo abaixo.

1º Passo

Ao entrar no portal, logo a direita, no canto superior da sua tela, clique em “Login”.

2º Passo

Preencha com o seu CPF, e clique em “Próxima.

3º Passo

Adicione a senha que você fez no cadastro inicial do Meu INSS, e clique em “Entrar”.

Pronto! Na tela, será possível ver seus dados de usuário, como nome, CPF e o NIT/PIS.

E, ainda no menu lateral, poderá acessar todos os serviços do portal.

Serviços Disponíveis no Meu INSS

Quer saber o que você pode realizar no Meu INSS? Uma série de serviços são disponibilizados no sistema online a fim de facilitar a sua vida! Portanto, confira agora os serviços disponíveis:

1 – Aposentadorias Urbanas

Permite solicitar a aposentadoria e conferir se o segurado já tem direito a receber o benefício.

O sistema apresenta duas opções: Aposentadoria por Idade e Tempo de Contribuição.

2 – Salário-Maternidade Urbano

Salário-maternidade é o benefício concedido em caso de nascimento ou adoção de filho.

Assim, nesta área, você pode fazer a solicitação online.

3 – Extrato Previdenciário (CNIS)

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é a base usada pelo INSS à concessão de benefícios previdenciários.

Nesta área, você pode obter o extrato dos seus dados que constam nesse cadastro, como vínculos, remunerações e contribuições feitas à Previdência.

4 – Simulação de Tempo de Contribuição

Aqui você pode conferir há quanto tempo contribui com a previdência, quantos anos faltam à sua aposentadoria bem como a sua pontuação ao fator previdenciário.

5 – Agendamentos / Requerimentos

Permite solicitar e acompanhar atendimento presencial (agendamento) e à distância.

6 – Extrato de Pagamento de Benefício

Gera um documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, banco e a data de pagamento do benefício.

7 – Carta de Concessão de Benefício

Gera um documento que informa ao cidadão sobre a concessão do benefício. Além disso, mostra a forma de cálculo a fim de apurar a renda e dados do banco responsável pelo pagamento.

8 – Agende sua Perícia

Permite agendar perícia médica no INSS ou pedido de prorrogação em uma agência da Previdência Social. O sistema redireciona para uma página de agendamento.

9 – Resultado de Perícia Médica

Permite consultar a decisão sobre a concessão do benefício por incapacidade.

10 – Extrato de Empréstimo Consignado

Informa todo o histórico de créditos consignados realizados com desconto no benefício previdenciário, a margem da consignação atual, valores das parcelas e prazo.

11 – Extrato para Imposto de Renda (IR)

Emite um relatório aos beneficiários do INSS que precisam realizar a declaração de imposto de renda.

12 – Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta

Gera uma declaração que informa se existe algum benefício em seu CPF. Alguns órgãos podem exigir a declaração “Nada Consta”.

13 – Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29

Permite ao cidadão consultar se o benefício recebido consta na lista dos que precisam de revisão quanto à forma de cálculo, conforme regras do art. 29, II da Lei 9876/76.

14 – Encontre uma Agência

Permite fazer uma busca pelas agências da Previdência Social no Brasil. O sistema informa a agência mais próxima de acordo com o CEP ou o endereço informado.

15 – Declaração ao Contribuinte Individual (DRSCI)

Emite uma declaração que atesta que o trabalhador segurado autônomo (Contribuinte Individual) está com situação cadastral regular e recolhimentos em dia.

16 – Alterar dados de Contato

Nesta área, pode alterar suas informações de contato (CEP, endereço, telefone e e-mail). A fim de acessar alguns serviços pela primeira vez, o sistema pode pedir que antes atualize os seus dados.

17 – GPS

Você poderá emitir as guias para regularizar seus pagamento do INSS.

Enfim, agora você já sabe como usar o Meu INSS. Todos esses serviços que estão disponíveis online tendem a agilizar o trabalho do INSS e eventualmente, o que mais importa, facilitar muito a sua vida!

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